Doze dias após o anúncio oficial de abertura do bloco cirúrgico do Hospital Regional, começa, nesta segunda-feira, o atendimento do ambulatório cirúrgico da instituição. Estão previstos atendimentos para 20 pacientes, que aguardam por cirurgias gerais e cardiovasculares. A primeira cirurgia foi realizada no último sábado pela manhã: um paciente internado na UTI Covid passou por uma traqueostomia.
Com 55 procedimentos por mês, Regional começa a operar na próxima semana
O ambulatório cirúrgico é o primeiro atendimento ao paciente. Na consulta, é feita uma avaliação e, se necessário, uma cirurgia é marcada. A prioridade, conforme a coordenadora adjunta da 4ª CRS Carla Luciane Boniatti, é, neste primeiro momento, atender pacientes antigos e zerar a demanda reprimida por cirurgias de média complexidade. O bloco cirúrgico do Hospital Regional atende pacientes encaminhados de todos os 33 municípios de abrangência da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS).
'A oferta ainda é muito tímida para o porte do Regional', diz chefe de divisão do Husm
O bloco cirúrgico do Hospital Regional é média complexidade e pode fazer até 55 cirurgias ao mês. São seis salas cirúrgicas equipadas, mas apenas duas serão utilizadas por enquanto em cirurgias gerais, torácicas e vasculares. O bloco conta ainda com 10 leitos de recuperação do pós-operatório, em que o paciente permanece por algumas horas após a cirurgia para depois ser encaminhado a um leito clínico.